Hoje vamos responder à perguntas:
- O que é Sociologia?
- Como surgiu a sociologia?
- O que a sociologia estuda?
- Quais os principais pensadores da sociologia?
- Por que estudamos sociologia?
Sem mais enrolação, vamos seguir com o conteúdo!
Como Definir a Sociologia?
Sociologia é uma aŕea disciplina das Ciências Humanas e Sociais que se dedica a entender como se dão as relações sociais.
Essa palavra se forma com: Sócio (de “Sociedade”l) + Logia (de “Logos” ou “Lógica” e “estudo”) = Sociologia (“Estudo da Sociedade”).
Mas o estudo da sociedade é algo bastante amplo, então os sociólogos se dedicaram a entender como as relações sociais vão acontecer.
Isso vai incluir as relações de trabalho, familiares, amorosas e relações entre pessoas que nem sequer se conhecem, mas que estão na mesma sociedade.
Outras áreas como a Antropologia e a Ciência Política, irmãs da sociologia, vão surgir para olhar para outras partes da sociedade.
Como Surgiu A Sociologia?
A sociologia surge na Europa do século XIX, com a proposta de ser uma ciência que vai analisar a sociedade de forma séria e objetiva.
Nesse momento a sociedade passava por uma grande transformação, com o fim do feudalismo e das monarquias e ascensão do capitalismo e das repúblicas. Sociólogos vão se dedicar a entender como essa transformação ocorre e como ela afeta as pessoas.
Quais Os Principais Pensadores da Sociologia?
Muitos pensadores foram importantes para o nascimento desta ciência, mas três autores foram considerados os mais importantes por fundarem métodos e temas sobre a sociologia.
Kar Marx (1818 – 1883)
Marx deve ser o mais famoso e polêmico dessa lista.
Alemão de família judaica, Marx buscou entender como surgiu e se desenvolveu o sistema capitalista e como isso afetou as pessoas.
Emile Durkheim (1858 – 1917)
O francês Emile Durkheim foi chamado de “Pai da Sociologia” com motivo.
Seu objetivo era tornar ela em uma ciência acadêmica formal, com métodos e regras de pesquisa, assim como foi com outras áreas.
Max Weber (1864 – 1920)
Max Weber é o alemão menos polêmico, mas mais bonito, da lista.
O que chamou a atenção de Weber foi a transformação na forma de agir e pensar das pessoas, devido tanto ao capitalismo como ao racionalismo (valorização do pensamento racional e não religioso).
Cada um dos três criou conceitos e métodos de pesquisa essenciais para compreendermos como surgiu a sociologia nos dias de hoje.
Por que Estudamos Sociologia?
Há duas formas de responder isso.
A primeira é a favorita dos sociólogos, professores e pensadores; a segunda resposta é a favorita dos ativistas, estudantes e políticos
A primeira:
Não precisa haver motivo, a sociologia é a busca por compreender como as relações sociais ocorrem e afetam a sociedade. Ponto!
A segunda:
Vocẽ não mexe em um motor sem conhecimento de mecânica, se mexer é possível que termine de quebrar ele. É o mesmo com a sociedade, todos queremos que ela melhore, mas se não soubermos como fazer isso, vamos terminar de destruí-la.
Gostou do nosso conteúdo?
Deixe um comentário, entre em contato e compartilhe com amigos que tem curiosidade sobre o tema.
Não se esqueça de voltar pois ainda teremos mais artigos como esse.
Até a próxima, pessoal!